sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Conselho Superior da Forças Armadas reúne-se no Egito


Cairo, 11 fev (EFE).- O Conselho Superior das Forças Armadas do Egito, presidido pelo ministro da Defesa, general Mohamed Hussein Tantaui, se reuniu nesta sexta-feira, informou a agência de notícias estatal "Mena".

A previsão é que depois depois da reunião o Conselho emita um comunicado ao povo egípcio, segundo a agência "Mena", que não forneceu mais detalhes do encontro nem do possível anúncio.

A reunião acontece depois de o presidente egípcio, Hosni Mubarak, anunciar na noite de quinta-feira que seguirá no poder, mas com menos prerrogativas ao ceder parte delas ao seu vice-presidente, Omar Suleiman.

Também na quinta-feira o Conselho Supremo das Forças Armadas insistiu em seu apoio "às legítimas reivindicações do povo" e afirmou que está "estudando medidas" para defender os interesses do país.

A emissora de TV pública mostrou imagens do Conselho, mas entre os presentes não se encontrava Mubarak, comandante-em-chefe das Forças Armadas, o que alimentou ainda mais os rumores sobre sua possível saída.

A renúncia de Mubarak e a queda do regime atual são o objetivo desta revolta popular sem precedentes que começou em 25 de janeiro, pelo que a expectativa era enorme na quinta-feira perante a possibilidade de o presidente anunciar a sua saída do poder.

Suas palavras foram recebidas com indignação e decepção pelas dezenas de milhares de manifestantes concentrados na praça Tahrir, no Cairo, epicentro dos protestos.

Os movimentos juvenis e os grupos opositores convocaram para esta sexta-feira uma grande manifestação, que depois dos últimos eventos promete reunir ainda mais pessoas.
Fonte: efe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário