sexta-feira, 15 de julho de 2011

Férias – A Época do Sedentarismo.


Pode ser que algumas pessoas discordem de mim, por que eu estou falando que as férias são a época do sedentarismo. Mas quem estamos abrangendo aqui nesta reportagem são as crianças nestas férias de julho. Fizemos uma pesquisa com pessoas de diferentes idades sobre as férias e o que elas costumam fazer.

Obviamente, poucos adultos pegam férias de Julho, pois é mais um recesso para a criança descansar ou talvez for viajar. Mas viajar é somente na minoria dos casos, pois eles pegam férias, mas os seus pais não, isso quer dizer que eles não podem pegar o carro e ir viajar por conta própria, não concorda?

Mas o que as crianças fazem quando ficam de férias e não podem sair de sua cidade? Ficam em casa, ou vão praticar algum esporte, então fizemos uma pesquisa para saber o que as crianças mais fazem nas férias, então abaixo, temos alguns tópicos, as porcentagens e o que a maioria diz.

VIAJAR – Uma criança em cada dez outras vai viajar nas férias de Julho, isto implicaria em 10% vai passar as férias em outro lugar. A criança que falou que viaja disse que o pai vive viajando e em época de férias, ele vai junto.



PRATICAR ESPORTES – 8 a cada dez crianças vão praticar esportes, mas é somente uma vez por semana. Um dos garotos que estava jogando futebol em uma quadra, disse que não é sedentário, pois pratica esportes, e a gente perguntou quantas vezes por semana, o garoto disse uma vez, novamente perguntamos: E os outros seis dias da semana você faz o que? E o garoto por fim respondeu: Fico em casa.



FICAR NO COMPUTADOR – Ficar no computar não é um male, mas quase 100% das crianças entrevistadas dizem que passam pelo menos 3 horas por dia na frente de uma tela de notebook. Isso é um exemplo muito forte de sedentarismo, pois quanto mais tempo você ficar lá, mais tempo vai passar sentado. E isto é um indicio de vida sedentária no futuro.

Mas o sedentarismo pode acarretar uma serie de problemas para a saúde, como aumento da obesidade, dor na vista, ossos mais fracos, entre outras coisas ruins. Hoje o certo é praticar bastante esporte.

Mas há outro problema, quando há férias escolares, as escolinhas de esportes também entram em recesso, para descansar. E isso acaba deixando a criança mais sedentária a ponto de passar a semana inteira no computador, o que aumenta a dor de cabeça e a fila nos prontos atendimentos.

Dizer que vai à casa de um amigo jogar videogame, não é uma atitude meio correta para a criança se mexer, pois ela vai ficar parada, movimentando apenas os dedos e outros músculos do corpo.

Então o certo é dizer que vai à casa de um amigo jogar futebol, isso é até melhor, pois além de ficar mais saudável, você estará sendo exposto ao sol, o que auxilia em uma determinada vitamina do corpo, então isto é muito bom.

Aviso: Pessoal, principalmente as crianças, o sedentarismo não é bom para a criança, pois se ela acostumar com aquela rotina, pode ser assim para o resto da vida e as dores de cabeça, serão cada vez mais frequentes.

Gabriel Garcia Levinski

@garcialevinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário