terça-feira, 12 de julho de 2011

O astro, realmente verdade?

O astro estreia hoje(12/07/11) na TV globo, a obra é baseada na história da saudosa Janete Clair e dirigida por Roberto Talma. A história alguns brasileiros já devem conhecer, mas um mistério toma conta do Brasileiro, é possível prever o futuro? Ou ler a mente?

Segundo muita gente, prever o futuro é coisa para pessoas que tem pacto com o demônio, mas tem gente que quer provar o contrário, que qualquer um que aprender alquimia pode fazer qualquer coisa, desde flutuar no ar, até ler a mente de pessoas conturbadas.

Segundo ao Wikipédia, Alquimia é uma prática antiga que combina elementos de Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. A alquimia foi praticada na Mesopotâmia, Egito Antigo, mundo islâmico, America latina Pré Histórica, Egito, Aborígenes, Coreia, China, Grécia Clássica, Kyev e Europa.

Para algumas pessoas, a alquimia seria uma outra ciencia que está fora dos fatores humanos, e são criadas a partir de elementos quimicos bem elaborados, mas o que deixa muita gente com medo é que às vezes, a alquimia dá certo. E quando dá pode ser perigoso. E os seguidosres alquimicos tem suas personalidades como Basile Valentin E raimundo Lúlio.

Outra coisa usada na novela e que entra dentro dos conceitos alquimicos é a astrologia, que é a busca pelo conhecimento oculto, o que na verdade não existe. E este conhecimento vem a partir do sistema solar. Dentro desta doutrina, cada planeta do sistema solar equivale a um signo ou/e se associa a certo tipo de metal (exemplo: cobre, ouro).

Você já ouviu falar da pedra filosofal? Já deve ter ouvido em um filme do Harry Potter, mas não é bem esta. A pedra é o que todo alquimista quer e sempre vai querer pois ela é capaz de transformar qualquer tipo de metal em ouro. E também existem outras teorias como as que aproximariam o ser humano para mais perto de Deus. Ou poderia dar a vida eterna.

Outro elemento alquimico é a chamada poção, quem ainda não ouviu falar dela? Muitos dizem que é para matar ou trazer pragas, mas segundo fontes de pesquisa, ela não serve somente para isso, mas para salvar pessoas de enfermos. Mas para criar uma poção, é necessário ter conhecimento de feitiçaria.

A transmutação é conhecida pelos fãs de X-men, por que é o poder da mistica. Repare no nome da vilã, mistica é uma das palavras da alquimia, que para dizer ao certo, tem a ver com transmutação, que seria muidar forma genética e física de uma pessoa atravez da alquimia.

Um filme que retrata bem a simbologia é o Código da vinci, onde o pessoal do filme tem simbolos para descobrir e tudo mais. E o filme está certo, existe sim a simbologia e é uma das unicas praticas alquimicas chamadas de verdadeiras, por que é a arte de criar simbolos e decifrálos. A simbologia está ligada a antropologia. E seguno grandes personalidades antropologas, é atravez dos simbolos que as pessoas se apropriam do mundo.

E por fim, a prática da alquimia mais conhecida é a dos quatro elementos da terra, agua, fogo, ar e terra, que dentro da alquimia tem muita importancia e é uma das praticas chamadas de verdadeiras, e os elementos são o básico de aprender a feitiçaria que faz se transformar em um alquimista.

É hoje, o astro estreia às 23h. E conta a história de Herculano Quintanilha na pele do professor astro. Então fica a pergunta: É possivel prever o futuro?

Gabriel Garcia Levinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário